Resíduos Sólidos, um problema gigante no Brasil.

Em tempos de operação lava jato onde o que mais vemos são os desvios de dinheiro e valores astronômicos utilizados para a prática da corrupção, problemas muito sérios que deveriam ser tratados com a plenitude das ações governamentais, inclusive com destinação de verbas públicas tão grandiosas como as manchetes da lava jato. O problema: nosso llixo.

Para se ter uma ideia, segundo a GO Associados, em função do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o Brasil precisará investir R$ 11,6 bilhões por ano até 2031 para que os resultados sejam efetivos, com esta projeção, perguntamos: você realmente acredita que o Brasil disponibilizaria esta verba para o PNRS?

É bem provável que não e com isto os problemas continuarão a existir e, pior, aumentarão em larga escala.

Para resolver este problema será necessário, sem dúvida, a participação dos Governos em todas esferas, porém você tem um papel determinante no futuro do país e do mundo. Voc...

Cadê os novos líderes do Brasil?

Para se avaliar a evolução de um país vários quesitos são analisados pelos organismos internacionais, como a ONU, por exemplo.

Temos aspectos econômicos, sociais, educacionais e tantos outros, onde, diga-se de passagem, o Brasil não está muito bem.

Mas existe um quesito que não é verificado e que nós entendemos que poderia ser avaliado, qual seja, como o país cria seus novos líderes, com que frequência novos atores passam a ter o papel de líder em superposição aos antigos?

Avaliemos o Brasil, quem são nossos novos líderes? Líderes, aqui, em todos os aspectos, economia, política, cultura, música e afins.

Será impossível avaliar todas as áreas, mas vamos tentar fazer um resumo.

Arquitetura: claro que temos vários excelentes arquitetos, mas Oscar Niemeyer continua único.

Música: temos vários artistas excelentes, mas quando Caetano Veloso e Chico Buarque abrem a boca, todos os seus súditos calam-se. Com um adendo, Caetano Veloso ainda é tido como uma espécie de líder político, o que ele fala parece ser a verdade (claro, para seus súditos).

Política: Aéci...

Mensagem de Natal

Natal

 Lembrando-te, Senhor,

A glória ao desabrigo,

Aspiramos a ser

Migalha do Natal permanente contigo!...

Faze-nos esquecer

As fraquezas e os erros que trazemos

E acolhe-nos na luz,

Na luz eterna dos teus dons supremos...

 Deixa que nós sejamos,

Na exaltação do bem que a tua vinda encerra,

Inda que seja um traço pequenino

Do amor com que iluminas toda a Terra!...

 Concede-nos a bênção de espalhar,

Junto daqueles que a penúria alcança,

O pão que supre a mesa

E o verbo da esperança!...

 Onde a tristeza surja e a revolta se expanda

Em tormenta sombria,

Queremos ser contigo

A semente da paz e o toque da alegria...

 Onde o infortúnio chore

Um sonho semimorto,

Anelamos doar, na força de teu nom...

tags. natal
Corrupção, uma vergonha nacional

As mazelas que a corrupção proporciona são muito maiores do que podemos imaginar e verificar nas mídias.

Estas fortunas desviadas que, entre outras tantas coisas, elevam o chamado custo Brasil, ainda fazem com a saúde da população seja precária, fazem com que a educação de nossas crianças e adolescentes seja de péssima qualidade, fazem com que ainda existam milhões de brasileiros vivendo sem água tratada e saneamento básico, fazem, também, com que nós, cidadãos, não tenhamos a segurança que nos permita viver sem medo.

Muito mais do que assaltar os cofres públicos, a corrupção desvia recursos - ou os eleva a patamares estratosféricos – e com isto perdemos a possibilidade de investir corretamente e perenemente a fim de alcançar padrões de saúde, educação, saneamento e segurança de países considerados do primeiro mundo.

No caso atual, o petróleo, há ainda uma questão adjacente e que deveria ser observada pelos cidadãos brasileiros, a sobera...

Acessibilidade

Muito se fala em criar mecanismos que facilitem a vida dos deficientes, em qualquer grau de deficiência, possibilitando a estes acesso ao transporte público, garantindo o direito constitucional de ir e vir. Além, claro, de acesso a todo e qualquer lugar, como shoppings, cinemas, teatros, restaurantes, enfim, garantir acessibilidade para todos.

Mas existe um caso de acessibilidade que pouco se fala e pouco se preocupa, acessibilidade à internet. O professor Renato Guimarães foi quem me chamou a atenção para este problema.

Estamos vivenciando novidades tecnológicas fantásticas. A rapidez de novas descobertas chega a ser surreal, mas pense, por exemplo, se você fosse cego ou tivesse uma grande dificuldade motora que o impossibilitasse a manipular o mouse, como você poderia se incluir neste mundo digital?

Além de todas dificuldades que a deficiência impõe na vida cotidiana, estamos impondo aos deficientes mais uma restrição, a exclusão do mundo digital.

Existe uma enormidade infinita de sites no mundo, mas poucos se preocuparam com a acessibilidade aos portadores de deficiência, seja visual ou motora.

Nós mesmos, do Social de Verdade –www.socialdeverdade.com.br -, não temos nenhuma ferramenta para gar...

Desconstrução

O que mais se fala nos últimos dias é desconstruir.

O tempo todo ouvimos e lemos, descontruir a imagem do candidato A, descontruíram a imagem da candidata B, estão tentando descontruir a imagem do candidato C, e vamos desconstruindo.

Ao contrário do que a maioria pensa, desconstruir não significa destruir, mesmo que, em alguns casos, isto esteja sendo usado na política.

Desconstruir significa desmontar e decompor elementos da escrita. Segundo a Wikipédia, o termo foi criado por Jacques Derrida como uma crítica aos pressupostos filosóficos.

Pois bem, voltando à política, muitos pensam em destruição mesmo. Outros em desmontagem da imagem do político, desconstruir suas falas, propostas, promessas, mas, pense bem, será realmente necessário descontruir os políticos? Será mesmo que os próprios já não fizeram e fazem isto, ou seja, desmontam-se em atitudes, promessas, falácias, inépcia, roubalheira, entre outros atos escusos?

...

Cadê o dinheiro?

Reportagem em várias mídias brasileiras nos dias 02 e 03 de outubro nos mostraram que o resultado da delação premiada do ex-diretor da Petrobras trará de volte aos cofres públicos cerca de 60 milhões de reais desviados, muito bom, não acha?

Mas, as mesmas reportagens servem de alerta, pois inúmeros casos de corrupção ainda estão sendo julgados, devemos ficar atentos aos seus desfechos.

Outros já tem sentença e a pergunta que fica é: cadê o dinheiro?

A recuperação dos recursos é um grave problema, temos o caso de um político paulista que já fora condenado e se este senhor pisar em vários países no mundo será preso na hora. Foram descobertas contas na Suíça e em Jersey e o dinheiro até agora não voltou, como pode?

Temos caso de um empresário brasileiro com dupla cidadania que fora condenado por problemas no sistema financeiro em 1999 e até agora nada do dinheiro.

Temos um outro caso muito antigo na bolsa...

Idosos e eleições

Tenho assistido aos debates dos candidatos ao executivo, tanto nacional como do estado do RJ. Ontem, por exemplo, assisti ao debate dos postulantes ao cargo de governador do RJ e uma coisa me chamou atenção novamente - nada é falado sobre a terceira idade.

Não há sequer menção sobre políticas públicas para atender à terceira idade.

Muito se diz, falácias normalmente, de investimentos em educação, segurança e saúde, este último, por óbvio, se existisse realmente como os postulantes ao cargo dizem, seria uma política pública que atenderia à terceira idade, mas todos sabemos que não existe uma saúde pública decente no nosso país.

Pois bem, o desrespeito como são tratados nossos idosos é deplorável no Brasil. Eles que tanto fizeram pelo país são tratados como um estorvo, um peso, são considerados como consumo de dinheiro da previdência pública e aumento de gastos na saúde pública. Pública, diga-se de passagem, pois eles não possuem condiç...

Falta de esgoto mata

Sempre pensamos em violência como causador de mortes, porém existe um causador de mortes silencioso, que é a falta adequada de coleta e tratamento de esgoto.

O problema é mundial e o Brasil não está isento disto. Algumas ações foram feitas, mas há muito por fazer e o trabalho é difícil.

Temos que ajudar, pois esta briga não é só de responsabilidade dos governos, é nossa também, como também é a responsabilidade de cuidar do planeta.

Leia reportagem de Tiago Dantas, publicada em O Globo em 25/09/2014, sobre o tema com algumas ideias inovadoras que podem, e devem, ser copiadas a fim de lutarmos contra este problema.

http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/evento-em-sp-debate-problema-global-do-esgoto-14039737

Pode ser legal, mas é imoral

Reportagem do excelente jornalista André Trigueiro mostra mais um absurdo acontecendo debaixo de nossos olhos.

Sob o escudo das Olimpíadas de 2016, a prefeitura doou para 05 empreiteiras a área de 600.000 m² no Recreio dos Bandeirantes, repito, 600.000 m², para a construção de um novo bairro. A alegação é de que os novos apartamentos serão usados nos jogos olímpicos.

Você consegue imaginar quanto vale um terreno deste? Você consegue perceber que serão construídos dezenas de prédios e milhares de apartamentos e cada um vale uma pequena fortuna? Você entende que no final haverá um lucro fantástico para as construtoras?

A prefeitura, claro, vai ganhar também com o ITBIM, mas pense no processo de doação e no lucro final.
Esta é uma clara demonstração de PPP? Mas não é parceria público privada, é PROVEITO PARA POLÍTICO, ou você acha que estas empreiteiras já não fizeram doações nas campanhas de prefeitos e governadores? Ou você acha que parte deste lucro não será doado novamente?

Estes caminhos s...

5+ DESTAQUES

Somos sabedores que a carga tributária brasileira...
Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa...
O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenç...
Você já conversou com seus familiares a respeito...
Matéria publicada em O Globo, no dia 30/07/2012, por...

APOIO/ PARCEIROS

SOCIAL NO TWITTER

© 2012 Social de Verdade