Vamos falar SIM E ao invés de SIM MAS?

Você já reparou que sempre tem alguém para tolir nossa criatividade e nossa imaginação? Sempre tem alguém que fala SIM, MAS...? Por que não falar SIM E?

O SIM E... serve para dar apoio, para incentivar, para impulsionar. Se alguém vem a você com uma ideia esdrúxula e você entende que não é uma boa ideia, diga que não entende como uma boa ideia, simples assim. É melhor do que falar SIM, MAS...

Cada um tem seu estilo criativo, cada um tem sua própria “viagem”, seja na vida, no trabalho, no tratamento pessoal, então devemos respeitar o estilo de cada um. Isto é um exercício para melhorar a sua interação com o mundo e com as outras pessoas. Passar ao SIM E...,é uma forma de respeitar e entender o próximo.

Nós, quando criamos o Social de Verdade ouvimos vários SIM, MAS..., mesmo assim fomos em frente e o SIM E... passou a ecoar inúmeras vezes. Ainda bem que nos fizemos de surdos para o SIM, MAS...

SIM E...significa agregar ideias, significa impulsionar...

Somos Todos Eremildos

O excepcional e inteligentíssimo jornalista e escritor Elio Gaspari criou um personagem chamado Eremildo, o idiota. Se você não o conhece, deveria conhecer.

Eremildo, por ser idiota, oligofrênico, acredita em tudo que nossos mandatários dizem e fazem, então, vendo alguns fatos noticiados na mídia podemos nos associar ao Eremildo.

Vejam alguns exemplos:

O presidenciável Aécio Neves disse que a desapropriação das terras e a construção de um aeroporto, na cidade de Cláudio, não teve e não tem nenhum interesse se não o bem comum e em nada trouxe ou trará de benefícios para sua família. Ok, nós acreditamos.

A presidenta Dilma Rousseff não teve e não tem nada a ver com a compra da refinaria de Pasadena e com a construção superfaturada da refinaria de Abreu e Lima. Ok, nós acreditamos.

Não há ingerência do governo na Petrobrás e nos preços públicos para segurar a infl...

SOCIAL DE VERDADE: UMA GRANDE BIBLIOTECA DE PROJETOS SOCIAIS

Por Projeto Conexões Em 4 agosto 2014 O assunto é #SuaCausaTemCara

A rede Social de Verdade é uma plataforma que reúne diversos projetos sociais, criando uma ponte entre as instituições e possíveis doadores. Quer conhecer mais dessa iniciativa? Então confira a entrevista que fizemos com Joceir Ramos, idealizador da proposta.

Conheça a rede Social de Verdade.

Como surgiu o Social de Verdade e qual a principal ideia da rede?

Surgiu nas chuvas que devastaram a região serrana de do Rio de Janeiro,  nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Itaipava. Gostaria de fazer uma doação diretamente para alguma instituição que estivesse presente nesta região, pois melhor do que ninguém estas saberiam quais as necessidades imperiosas naquele momento, porém não consegui encontrar ninguém. Fiz uma doação através da CEF...

Educação financeira, um sonho distante no Brasil

O que você deve fazer: pegar um financiamento ou pagar à vista?

Quanto de juros estão embutidos em uma compra de 2.325,06 parcela em 10 vezes de 260,19?

O que significa PMT, valor futuro e valor presente?

Que diferença existe em fator e porcentagem?

Qual a melhor forma de poupar recursos?

Quanto você precisa poupar para ter uma aposentadoria confortável?

O que são juros, empréstimos, financiamentos, parcelas, capital investido, rentabilidade?

Se você sabe as perguntas acima, muito bom, mas a grande maioria não sabe pelo simples motivo, educação financeira não é foco no nosso país e isto é um grande equívoco.

Deveríamos ensinar nossas crianças, desde o início da sua fase escolar, educação financeira, pois assim criaremos adultos mais conscientes no uso do dinheiro e o país ganharia muito com isto, pois a capacidade de poupança interna brasileira cresceria muito.

Ao contrário do que alguns pensam, educação financeira não inibiria o consumo, incentivaria o mesmo de uma forma mais consciente, a economia cresceria, o país cresceria e seria criado um círculo virtuoso.

Infelizmente estamos t...

Quantos livros você lê por ano?

Nós, do Social de Verdade, somos defensores de que um país só cresce sustentavelmente e distribui riqueza se investir em educação.

Não nos parece razoável investimento em números fantasiosos, do tipo, reduzimos o analfabetismo, mas quando se aprofunda esta análise verifica a existência de milhões de analfabetos funcionais, que são incapazes de compreender um texto ou ter um pensamento matemático lógico.

Governos após governos investem neste tipo de educação acima se preocupando em mostrar ao mundo índices pouco realistas.

Investimento sério em educação passa por infraestrutura adequada, transporte de qualidade, alimentação, professores bem remunerados, qualidade e profundo acompanhamento dos materiais didáticos, planejamento de curto, médio e longo prazos, metas de produtividade, meritocracia, projetos pedagógicos atuais com incentivos ao pensamento lógico e objetivo do aluno.

O caminho é muito longo e penoso, mas deve-se começar para que daqui a 30, 40, 50 anos comecemos a colher os frutos destes investimentos.

Escrevemos aqui que faz mais de 80 anos que o Manifesto dos Pioneiros da Educa...

Os problemas dentários estão entre os mais graves na área de saúde pública no Brasil, atingindo principalmente a população carente. É o que revela pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), coordenada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz. Os primeiros resultados, divulgados hoje, mostram que 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes. Entre as mulheres de baixa renda com mais de 50 anos, o índice chega a 55,9%. A Pesquisa Mundial de Saúde da OMS foi realizada com o objetivo de avaliar os sistemas de saúde de 71 países.
Segunda a organização Dentistas do Bem, 30 milhões de crianças nunca foram ao dentista no Brasil.

Perda dentária como mutilação e desigualdade
O pior desfecho para a doença cárie é a perda dentária. Cientificamente, a extração dos dentes é considerada como uma decorrência do agravamento das doenças bucais mais prevalentes, entre elas a cárie. Mas na prática, ocorre como solução definitiva para dor, sendo motivada principalmente pela falta de acesso ao serviço e à condiç...

Quanto vale um minuto de TV?

Estamos chegando a mais uma eleição e nossos políticos não se cansam de nos demonstrar que a forma como eles governam e a forma como fazem alianças para se perpetuarem no poder são espúrias.

É uma confusa sopa de letrinhas - PT com PMDB; PMDB com PSB; PSOL com PCO; PDT com PSD, PSDB com PR...é uma verdadeira bagunça. Alguns dos próprios políticos chamaram estas alianças de suruba eleitoral, vejam que “bela” definição.

Como acreditar nos políticos e no sistema eleitoral brasileiro, por exemplo, PT e PMDB sempre foram adversários, cada qual defendendo sua bandeira e hoje são aliança, como crer nisto?

PSDB se junta com PT que se junta com PSB que se junta com PMDB que se junta com PSOL...são alianças que só têm o intuito de perpetuação de poder.

Quando um candidato apoiado por algum tipo de coligação vence as eleições, estes apoios ganham ministérios, secretarias de governo, cargos nos segundo e terceiros escalões e a corrupção continua seguindo a passos largos em nossas casas representativas.

É lamentável verificar que um minuto de TV vale muito mais do que toda uma ideologia que...

Indiferença nas Urnas

Reportagem de capa em O Globo do Dia 20/06/2014, autoria de Paula Ferreira e Thalita Pessoa, nos traz um quadro interessante sobre nossos Jovens e seus pensamentos em relação aos nossos políticos, leia em:

http://oglobo.globo.com/brasil/somente-25-dos-jovens-com-16-17-anos-tiraram-titulo-de-eleitor-12935182

O título na capa diz "Indiferença nas urnas", mas será que isto é uma indiferença ou um repúdio aos nomes que temos como opções hoje em dia? Poderá ser um repúdio ao sistema político brasileiro e nossos representantes eleitos?

ano após ano, acompanhamos uma fraca renovação no Congresso e, ao contrário vemos os antigos governantes passando o poder aos seus filhos, enteados, sobrinhos e afins, tal qua na época das Capitanias Hereditárias. Parece que vivemos em uma monarquia onde o poder passa de pai...

Turismo além da ponta do nariz

Neste momento de Copa do Mundo, nossos governantes poderiam prestar atenção a um dado importante, os ganhos da economia com o turismo.

O Brasil, enquanto belezas naturais, tem, talvez, o maior potencial do mundo, com praias exuberantes, florestas fantásticas, paisagem deslumbrante, mas nada disto é efetivamente bem aproveitado.

Ao contrário de suas belezas, o Brasil não tem a mínima estrutura para receber turistas, nossos aeroportos, independentemente da Copa do Mundo, são péssimos, nossa mobilidade urbana é lamentável, nossas facilidades ao turista não existem e, infelizmente, não adianta vir com a conversa da simpatia do brasileiro, isto não é suficiente.

Os brasileiros gastaram no exterior, em 2013, 25,3 bilhões de dólares e o Brasil não ganhou 5 bilhões. Para se ter uma noção, segundo a Embratur, a Copa vai gerar 241 milhões de dólares para o Brasil, muito pouco se compararmos com os mais de 20 bilhões gastos para preparação do mundial.

Nós temos um ministério do Turismo, mas como a grande maioria dos outros, não há planejamento integrado, não há visão holística e pensamento para curto, m...

Não somos contra a seleção brasileira e seus jogadores, mas em um momento em que as atenções mundiais estão voltadas para o Brasil, existe melhor momento para reivindicar? O que você acha disto?

Estamos em um daqueles momentos para entrar para a história, como as manifestações de 2013, mas temos que ter algumas análises.

O que você acha de o Brasil ser exposto ao mundo todo como possuindo índios na rua que atacam com arco e flecha? Nada contra nossos índios, mas atacarem policiais e serem atacados por policiais é lamentável.

O que você acha dos turistas chegarem ao Brasil e não terem como locomover-se? De encontrarem-se no meio de uma multidão protestando sem nenhum respeito ao próximo?

É certo que em inúmeros países manifestos violentos aconteceram e acontecem, mas estamos aqui, no nosso país, o que você pensa?

Nosso direito de ir e vir está interrompido, tanto pela falta de infraestrutura de nossos modais como por protestos de classes que não se incomodam com seus concidadãos, param ruas, avenidas, ônibus e pouco se importam com outros cidadãos que querem chegar em casa, no trabalho, na escola.

H...

5+ DESTAQUES

Somos sabedores que a carga tributária brasileira...
Homenageamos a todos que viveram essa tragédia, direta e...
Fiscalizar, segundo o Wikcionário, é observar a...
Há uma clara distinção no mundo quando se...
O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenç...

APOIO/ PARCEIROS

SOCIAL NO TWITTER

© 2012 Social de Verdade