Quantos livros você lê por ano?

Nós, do Social de Verdade, somos defensores de que um país só cresce sustentavelmente e distribui riqueza se investir em educação.

Não nos parece razoável investimento em números fantasiosos, do tipo, reduzimos o analfabetismo, mas quando se aprofunda esta análise verifica a existência de milhões de analfabetos funcionais, que são incapazes de compreender um texto ou ter um pensamento matemático lógico.

Governos após governos investem neste tipo de educação acima se preocupando em mostrar ao mundo índices pouco realistas.

Investimento sério em educação passa por infraestrutura adequada, transporte de qualidade, alimentação, professores bem remunerados, qualidade e profundo acompanhamento dos materiais didáticos, planejamento de curto, médio e longo prazos, metas de produtividade, meritocracia, projetos pedagógicos atuais com incentivos ao pensamento lógico e objetivo do aluno.

O caminho é muito longo e penoso, mas deve-se começar para que daqui a 30, 40, 50 anos comecemos a colher os frutos destes investimentos.

Escrevemos aqui que faz mais de 80 anos que o Manifesto dos Pioneiros da Educa...

Os problemas dentários estão entre os mais graves na área de saúde pública no Brasil, atingindo principalmente a população carente. É o que revela pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), coordenada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz. Os primeiros resultados, divulgados hoje, mostram que 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes. Entre as mulheres de baixa renda com mais de 50 anos, o índice chega a 55,9%. A Pesquisa Mundial de Saúde da OMS foi realizada com o objetivo de avaliar os sistemas de saúde de 71 países.
Segunda a organização Dentistas do Bem, 30 milhões de crianças nunca foram ao dentista no Brasil.

Perda dentária como mutilação e desigualdade
O pior desfecho para a doença cárie é a perda dentária. Cientificamente, a extração dos dentes é considerada como uma decorrência do agravamento das doenças bucais mais prevalentes, entre elas a cárie. Mas na prática, ocorre como solução definitiva para dor, sendo motivada principalmente pela falta de acesso ao serviço e à condiç...

Quanto vale um minuto de TV?

Estamos chegando a mais uma eleição e nossos políticos não se cansam de nos demonstrar que a forma como eles governam e a forma como fazem alianças para se perpetuarem no poder são espúrias.

É uma confusa sopa de letrinhas - PT com PMDB; PMDB com PSB; PSOL com PCO; PDT com PSD, PSDB com PR...é uma verdadeira bagunça. Alguns dos próprios políticos chamaram estas alianças de suruba eleitoral, vejam que “bela” definição.

Como acreditar nos políticos e no sistema eleitoral brasileiro, por exemplo, PT e PMDB sempre foram adversários, cada qual defendendo sua bandeira e hoje são aliança, como crer nisto?

PSDB se junta com PT que se junta com PSB que se junta com PMDB que se junta com PSOL...são alianças que só têm o intuito de perpetuação de poder.

Quando um candidato apoiado por algum tipo de coligação vence as eleições, estes apoios ganham ministérios, secretarias de governo, cargos nos segundo e terceiros escalões e a corrupção continua seguindo a passos largos em nossas casas representativas.

É lamentável verificar que um minuto de TV vale muito mais do que toda uma ideologia que...

Indiferença nas Urnas

Reportagem de capa em O Globo do Dia 20/06/2014, autoria de Paula Ferreira e Thalita Pessoa, nos traz um quadro interessante sobre nossos Jovens e seus pensamentos em relação aos nossos políticos, leia em:

http://oglobo.globo.com/brasil/somente-25-dos-jovens-com-16-17-anos-tiraram-titulo-de-eleitor-12935182

O título na capa diz "Indiferença nas urnas", mas será que isto é uma indiferença ou um repúdio aos nomes que temos como opções hoje em dia? Poderá ser um repúdio ao sistema político brasileiro e nossos representantes eleitos?

ano após ano, acompanhamos uma fraca renovação no Congresso e, ao contrário vemos os antigos governantes passando o poder aos seus filhos, enteados, sobrinhos e afins, tal qua na época das Capitanias Hereditárias. Parece que vivemos em uma monarquia onde o poder passa de pai...

Turismo além da ponta do nariz

Neste momento de Copa do Mundo, nossos governantes poderiam prestar atenção a um dado importante, os ganhos da economia com o turismo.

O Brasil, enquanto belezas naturais, tem, talvez, o maior potencial do mundo, com praias exuberantes, florestas fantásticas, paisagem deslumbrante, mas nada disto é efetivamente bem aproveitado.

Ao contrário de suas belezas, o Brasil não tem a mínima estrutura para receber turistas, nossos aeroportos, independentemente da Copa do Mundo, são péssimos, nossa mobilidade urbana é lamentável, nossas facilidades ao turista não existem e, infelizmente, não adianta vir com a conversa da simpatia do brasileiro, isto não é suficiente.

Os brasileiros gastaram no exterior, em 2013, 25,3 bilhões de dólares e o Brasil não ganhou 5 bilhões. Para se ter uma noção, segundo a Embratur, a Copa vai gerar 241 milhões de dólares para o Brasil, muito pouco se compararmos com os mais de 20 bilhões gastos para preparação do mundial.

Nós temos um ministério do Turismo, mas como a grande maioria dos outros, não há planejamento integrado, não há visão holística e pensamento para curto, m...

Não somos contra a seleção brasileira e seus jogadores, mas em um momento em que as atenções mundiais estão voltadas para o Brasil, existe melhor momento para reivindicar? O que você acha disto?

Estamos em um daqueles momentos para entrar para a história, como as manifestações de 2013, mas temos que ter algumas análises.

O que você acha de o Brasil ser exposto ao mundo todo como possuindo índios na rua que atacam com arco e flecha? Nada contra nossos índios, mas atacarem policiais e serem atacados por policiais é lamentável.

O que você acha dos turistas chegarem ao Brasil e não terem como locomover-se? De encontrarem-se no meio de uma multidão protestando sem nenhum respeito ao próximo?

É certo que em inúmeros países manifestos violentos aconteceram e acontecem, mas estamos aqui, no nosso país, o que você pensa?

Nosso direito de ir e vir está interrompido, tanto pela falta de infraestrutura de nossos modais como por protestos de classes que não se incomodam com seus concidadãos, param ruas, avenidas, ônibus e pouco se importam com outros cidadãos que querem chegar em casa, no trabalho, na escola.

H...

ONGs, transparência faz bem

ONGs, transparência faz bem Todos sabemos que existem milhares de trabalhos fantásticos realizados pelas mais diversas ONGs espalhadas pelo Brasil.

Somos sabedores, também, que vários políticos inescrupulosos transformaram algumas ONGs em currais eleitorais, realizando serviços em troca de votos e, além disto, transformaram-nas em locais de corrupção com negócios escusos com verba federal, onde o dinheiro vai, via de regra, para o bolso dos próprios políticos ou para seus partidos políticos.

Infelizmente isto deturpou perante à opinião pública o trabalho das ONGs e, lamentavelmente, as ONGs sérias pagam pelos erros das ONGs desonestas.

Isto, inclusive, foi um dos pontos que nos levaram a criar a rede SOCIAL DE VERDADE, pois nosso intuito é ter transparência entre os doadores e as instituições, onde estas demonstram o que realizam com as doações daqueles.

Agora, nossos legisladores estão tentando criar mecanismos mais rígidos para a fiscalização das ONGs e nossa torcida é para que isto realmente aconteça, pois com isto as ONGs sérias e transparentes perdurarão seus trabalhos enquanto aquelas, currais eleitorais, serão exclu...

Eleições, o caminho da corrupção

Como entender um gasto destes, mais de 500 milhões de reais na campanha presidencial onde grande parte é doação de grandes empreiteiras e grandes empresas? É pueril e infantil acreditar que estas doações são meras doações.

Você já viu almoço grátis? Pois é, este dinheiro doado retorna par ao bolso das empresas de uma forma ou de outra, com contratos e benesses dos governos para estas.

O sistema de arrecadação para as eleições já se provou uma ponte para a corrupção. Houve a tentativa de se discutir o modelo de doações, mas, ainda, não houve avanços nestas discussões.

Se você pensa que não tem nada com isto, está enganado, pois a corrupção tira dinheiro que deveria ser usado na saúde, na educação, no transporte coletivo, no saneamento básico e o problema é tão grande que envolve todos os partidos políticos, sejam situação ou oposição.

O Brasil continua seguindo na direção errada. Veja a reportagem publicada em O Globo, no dia 13/05/2014, de autoria de Germano Oliveira.

...

PNE, será que é um início real de investimentos sérios em educação?

O Plano Nacional de Educação, após 04 anos, foi aprovado, leia abaixo.

Faltam ainda trâmites para começar a vigorar, temos alguns simples comentários:

Será que nestes 04 anos houve alterações importantes no texto?

A meta de 10% do PIB em gastos com educação só entrará em vigor a partir do 10º ano de vigência da proposta, será que não poderia ser em um período mais curto? Detalhe, não há indicação de onde virão os recursos.

As escolas que se destacarem no IDEB terão benefícios, mas qual é a qualidade do IDEB

http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/comissao-aprova-plano-nacional-de-educacao-projeto-segue-para-plenario-da-camara-12400107

5+ DESTAQUES

Somos sabedores que a carga tributária brasileira...
Homenageamos a todos que viveram essa tragédia, direta e...
O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenç...
Há uma clara distinção no mundo quando se...
Aproveitando que hoje é o dia em que se comemora o...

APOIO/ PARCEIROS

SOCIAL NO TWITTER

© 2012 Social de Verdade